Data de execução:
01/07/2023 a 31/12/2025
Enquadramento
O projeto RIS FRONTEIRA irá impulsionar uma Rede de Centros de Inovação Social, ou Hubs, de caráter transfronteiriço, no âmbito das Novas Economias — nomeadamente, a Economia da Saúde e dos Cuidados, a Inovação no Turismo e a Economia Ecológica — com o objetivo de reforçar a competitividade do espaço de cooperação.
Este objetivo será concretizado através da especialização das entidades que integram o consórcio (assumindo um papel de liderança), da criação de ecossistemas territoriais com base na especialização territorial ou inteligente (através de redes e alianças), bem como da gestão e transferência de conhecimento com impacto efetivo nos territórios envolvidos.
Promotor
Parceiros:
- Câmara Municipal da Guarda
- Gerencia de Servicios Sociales de Castilla y León
- ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento
- Fundación INTRAS
- CERCI Guarda
- Fundación ASPAYM Castilla y León
- Instituto Politécnico da Guarda
- Plena Inclusión Castilla y Leon
Objetivos:
- OE1 – Impulsionar novas atividades económicas geradoras de emprego para os grupos prioritários do espaço de cooperação, no âmbito das Novas Economias, com base na especialização da Rede Fronteira.
- OE2 – Dinamizar ecossistemas territoriais no contexto das Novas Economias, tirando partido do grau de especialização inteligente dos territórios e dos seus atores.
- OE3 – Promover a gestão do conhecimento, garantir a sua transferência para outros territórios do espaço de cooperação e exercer uma influência efetiva nas políticas públicas, com base em evidências, resultados e impactos alcançados nos territórios.
- OE4 – Fomentar novos modelos de governação público-privada nos setores económicos identificados na RIS3, com o objetivo de gerar maior impacto no espaço transfronteiriço.
Apoios: