Execução:
Setembro a 2018 a Julho 2020
Enquadramento
Projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, subprograma Cultura, que reúne essências históricas e culturais europeias, dirigidas através da música e seus instrumentos, com a necessária integração de coletivos com dificuldades de acesso à cultura, como ponto central alguns instrumentos musicais medievais e renascentistas europeus.
Promotor:
Fundación Ramón Rey Ardid – Saragoça, ESP
Parceiros:
- Escuela de Violeros de Zaragoza – Zaragoza ESP
- ADM Estrela, Guarda PT
- Universidade Rey Juan Carlos I, Madrid ESP
- Fondazione di Comunità del Centro Storico di Napoli – Nápoles ITA
Objetivos:
- Interligar a música antiga e o percurso dos violeiros (luthiers) dos séculos XIV, XV, XVI e XVII com as pessoas com deficiência e incapacidade, em especial com deficiência intelectual, através de oficinas criativas e eventos culturais abertos e acessíveis.
- Conceção de novas formas de desenvolvimento de públicos, através do envolvimento de grupos em risco de exclusão em atividades e espaços culturais, favorecendo sua inclusão social e cultural.
- Ajudar artistas/ profissionais da cultura europeus e os seus trabalhos a alcançar o maior número de pessoas possível em toda a Europa e a alargar o acesso a obras culturais e exposições, com especial incidência nas pessoas com deficiência.
- Recuperar e promover um património originário do Sul da Europa mas com influência no resto da Europa e no mundo: obras inovadoras de violeiros (luthiers) nos séculos XV, XVI e XVII.
Apoios