Evento Delyramus e espetáculo Confidências no TMG
A ADM Estrela marcou o fim de semana de 15 a 16 de Novembro no Teatro Municipal da Guarda (TMG), com a organização do evento Delyramus: Música, Arte e Inclusão que culminou na apresentação do espetáculo Confidências.
Com a participação de parceiros europeus de Saragoça (ESP), de Madrid (ESP) e de Nápoles (ITA), este evento contou com exposições, concertos, conferências e workshops, sobre as temáticas que relacionam o património cultural europeu, especialmente na área da música e dos instrumentos musicais antigos, com as relações entre as práticas artísticas e a inclusão.
Desde exposições de instrumentos antigos e dos materiais da arte da violaria, a trabalhos artísticos realizados por utentes com doença mental, a fotografias de ateliers performativos realizados com os utentes da ADM Estrela, a jogos de tabuleiro realizados em Itália, foram vários conteúdos em exposição no foyer do grande auditório do TMG durante o fim de semana.
Na sexta-feira dia 15 de Novembro o evento arrancou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, que destacou a relevância das relações entre as atividades da cultural e da integração social, também no cenário da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.
Várias conferências durante o dia trabalharam os temas da música, inclusão, e instrumentos europeus antigos como herança comum, e foram concluídas pela visita e intervenção do Presidente do Município da Guarda, Carlos Monteiro.
A conclusão do dia foi realizada pelos músicos convidados que apresentaram um concerto de música antiga utilizando vários dos instrumentos que estiveram em exibição nas exposições.
Durante o sábado foram realizados workshops de atividades plásticas assim como de introdução à construção de instrumentos musicais. Durante a tarde decorreu uma visita guiada encenada ao centro histórico da Guarda, com encenação da Associação Hereditas.
O dia foi concluído na apresentação do espetáculo Confidências no grande auditório do TMG. Este espetáculo, interpretado pelos 20 utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da ADM Estrela, em Vale de Estrela, foi dirigido por Tiago Sami Pereira, e resultou de ateliers performativos realizados durante o ano de 2019 nos espaços do TMG, também no âmbito do projeto Delyramus.
Os parceiros internacionais que participaram neste evento foram:
- Fundação Rey Ardid, Saragoça
- Universidade Rey Juan Carlos, Madrid
- Escuela de Violería, Saragoça
- Fondazione di Communità del Centro Storico di Napoli, Nápoles
- ADM Estrela, Guarda
O evento Delyramus: Música, Arte e Inclusão foi organizado no âmbito do projeto europeu “Delyramus – Audicence Development: Musicl, Luthiers and Mental Health“, co-financiado pelo programa Europa Criativa: Cultura, e contou com o apoio do Teatro Municipal da Guarda e da Câmara Municipal da Guarda.