A CAJCB na 16.ª edição do Torneio Nacional de Futebol de Rua

Em 2019, o Torneio Nacional de Futebol de Rua percorreu 16 distritos e 2 regiões autónomas onde decorreram diversos torneios, distritais e regionais envolvendo mais de 170 organizações e equipas, 1400 participantes e onde foram apuradas as equipas para a Grande Final Nacional que este ano decorreu na Horta, Ilha do Faial, Açores, entre 22 e 26 de Outubro, numa parceria com o Município da Horta e Governo Regional dos Açores e com a participação de 26 comitivas e perto de 300 participantes.

Ano após ano, o Projeto Futebol de Rua continua a crescer, chegando a mais pessoas espalhadas um pouco por todo o País. Os resultados alcançados têm superado as expectativas e no ano em que celebrou a sua 16ª edição, continuamos a assistir a um aumento do número de instituições, equipas e participantes, promovendo o acesso à prática desportiva e a utilização da mesma como estratégia inovadora de intervenção, na promoção do desenvolvimento pessoal e inclusão social.

O Projeto Futebol de Rua não é apenas uma iniciativa sobre futebol, procura promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Nesta 16º edição do Torneio Nacional Futebol de Rua teve como base o desenvolvimento  de 5 pilares: conhecimento, confiança, comunicação, compromisso e tomada de decisão. Estes cinco valores foram trabalhados ao longo deste ano, dentro e fora de campo, nos torneios distritais e regionais e agora no Torneio Nacional.

A equipa que representou o distrito de Castelo Branco foi constituída por jovens que integram equipas das várias coletividades e associações do nosso distrito e que participaram no campeonato distrital de Futebol de Rua promovida pela ADM Estrela- Casa de acolhimento de Jovens de Castelo Branco, desta forma foi feita a seleção distrital constituída pelos seguintes atletas: Manuel Sargo, Paulo Pereira, João Alpalhão, Diogo Pereira, Luis Elvas, Pedro Queixinho, Artur Mirhaliyev e Alexandre Henriques. Treinador: Jorge Fernandes e Responsável pela comitiva: Tiago Machado

Em relação aos resultados desportivos a comitiva de Castelo Branco numa primeira fase integrou o grupo constituído pelas seleções do Porto, Setúbal, Viana do castelo e Priolos (Equipa dos Açores- Faial). Na primeira fase perdemos com as equipas de Setúbal e Porto que ficaram em 3º e 4º lugar na classificação final respetivamente e ganhando à equipa de Viana do Castelo e Priolos, desta forma para a segunda fase jogamos com a equipa de Évora para atribuição do 11º e 12º Lugar onde não foi possível conquistar a vitória ficando assim Castelo Branco no 12º Lugar, mas mais importante que o resultado desportivo foi a experiência única de partilha de valores e princípios entre todos os participantes.